MPT fará mediação da negociação km/hora entre Avianca e aeronautas

O Ministério Público do Trabalho aceitou pedido do Sindicato Nacional dos Aeronautas e vai mediar a negociação com a Avianca sobre a conversão do modelo de remuneração de km para hora de voo. A primeira audiência foi marcada para o dia 13 de setembro, às 13h.

O SNA buscou a mediação do MPT para tentar dar celeridade ao processo.

Apesar de a obrigatoriedade da alteração de km para hora estar prevista na Nova Lei do Aeronauta, ainda não houve até o momento um acordo para que a transição na empresa seja feita.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a convocação de assembleias e para novidades sobre o tema.

Histórico das negociações

Para realizar a transição de maneira adequada e com garantias de que não haveria nenhum tipo de perda salarial, os tripulantes concordaram em estender as negociações e, por três vezes, o prazo foi prorrogado na última, o prazo foi alterado para 31 de julho.

Poucos dias antes desse prazo, a Avianca apresentou ao SNA uma proposta, que foi levada a votação em assembleia plebiscitária, nos dias 30 e 31 de julho, e rejeitada pela categoria.

Após a negativa, o SNA realizou no dia 9 de agosto uma assembleia para prestar esclarecimentos aos tripulantes da companhia e deliberar sobre uma eventual contraproposta ou ainda autorizar o sindicato a tomar as medidas judiciais cabíveis. 

Ocorreu, no entanto, que momentos antes da realização da assembleia a Avianca apresentou ao SNA uma nova proposta.

Assim, foi deliberado na ocasião pelos aeronautas que deveria ser feita uma ampla análise dessa nova proposta antes que a mesma fosse colocada para deliberação. Em adição a isso, o SNA solicitou a mediação do MPT.

Clique para ver a última proposta da Avianca: https://bit.ly/2MlaIS9.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770